segunda-feira, 5 de setembro de 2011

As meninas


As meninas
Autora: Lygia Fagundes Telles

Lorena – Lorena e a burguesa do trio, bondosa e preocupada com suas amigas. Demonstra um lado cultural e intelectual. Apesar de muito inteligente tem muita dificuldade em por o que pensa em pratica, o que acaba lhe dando certa alienação.

Lia – o oposto de Lorena ela representa o jovem esquerdista da ditadura, geralmente faz criticas a alienação da burguesia e das amigas. Talvez entre as três seja a que tem mais os pés no chão. Lygia aproveita a personagem para descrever o momento pelo qual o país estava passando (a ditadura).

Ana – a personagem problemática do filme teve uma infância um tanto quanto traumática, não conheceu seu pai e sua mãe era prostituta, é viciada em drogas o que demonstra um lado social completamente diferente das outras duas personagens, tem um namorado traficante com quem permanece na cama quase todo o livro. Acaba por morrer de overdose no quarto de Lorena o que causa uma reviravolta na vida da mesma.
 Lygia tenta mostrar os diferentes lados da juventude da época, e também aproveita para fazer algumas criticas a sociedade, alem de descrever o momento terrível pelo qual o país passava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário